Campanha de vacinação terá mais de 4 mil postos no Pará

José Pantoja/ Sespa


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará neste sábado (18) o Dia D da campanha de vacinação contra poliomielite nos 143 municípios paraenses. Serão mais de 4 mil postos e mais de 5 mil profissionais de saúde à disposição da população. Em Belém, a campanha será no Espaço de Acolhimento Provisório Infantil (Eapi), no Conjunto Satélite, WE-08, ao lado da Unidade de Saúde do bairro.
Com o tema “Siga o Zé gotinha e proteja a saúde das crianças”, a campanha começou na última segunda-feira (13) e tem como objetivo vacinar 95% da população menor de 5 anos de idade, em todas as localidades do Estado. Segundo a coordenadora de Imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, a meta é vacinar 30% do público alvo já neste sábado. “Queremos vacinar em torno de 350 mil crianças”, reiterou.
No Pará, foram distribuídas 1 milhão de doses da vacina só nesta primeira etapa, para tentar recuperar a cobertura vacinal em áreas de difícil acesso e integrar equipes de vacinação, como as de Estratégias Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde, de vários municípios.
A poliomielite - conhecida como paralisia infantil - é uma infecção viral causada pelo poliovírus, podendo ser moderada ou severa. Nos casos mais graves, quando ataca crianças, pode levar à morte. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença, mas o alerta continua.
Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, é importante que as crianças sejam imunizadas, pois a vacina é a melhor forma de prevenção. Ele ressaltou que não há nenhuma possibilidade de a vacina provocar reação, pois não tem contra indicação.
“É fundamental que os pais continuem levando as crianças aos postos para se imunizarem, pois a pólio é uma doença grave, que já deixou muitas crianças com sequelas. Então é importante a prevenção, para que possamos evitar esse tipo de doença”, ressaltou o secretário. A segunda fase da campanha será em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário