O vulcão chileno Puyehue voltou a provocar, nesta sexta-feira, o cancelamento de voos nos dois principais aeroportos da Argentina, o internacional de Ezeiza e o Jorge Newbery (Aeroparque).
O vulcão entrou em erupção há quase um mês, em 4 de junho, e havia mais de dez dias não obrigava o fechamento dos aeroportos de Buenos Aires.
Cinzas vulcânicas
Cinzas de vulcão serão transformadas em tijolos na Patagônia argentina
Saiba como os vulcões entram em erupção
Tópicos relacionados
América Latina, Argentina, Brasil, Cinzas vulcânicas
O retorno das cinzas do vulcão foi informado no início da tarde desta sexta-feira pela Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina, a partir de dados do Serviço de Meteorologia Nacional (SMN).
"A ANAC está monitorando a situação permanentemente", diz o texto, divulgado pela imprensa local.
Segundo a agência noticiosa oficial Telam, foram canceladas 40 aterrissagens e 77 decolagens no Aeroparque. Em Ezeiza, o total de voos cancelados passou de 60, de acordo com a agência.
Nos sites dos dois aeroportos de Buenos Aires, voos das companhias aéreas TAM e GOL apareceram como cancelados. Por exemplo, o voo JJ8018, que sairia de São Paulo às 17h10, e o G3 7658, que decolaria também de São Paulo às 18h15, com destino a Ezeiza.
Voos da GOL saindo de Belo Horizonte às 22h25 e do Rio de Janeiro às 22h50 também foram cancelados, de acordo com confirmação nos sites e da companhia aérea.
No site do aeroporto de Carrasco, de Montevidéu, voos da TAM, da GOL e de outras companhias, como Pluna, Aerolíneas Argentinas e Buquebus, para Porto Alegre, Rio, São Paulo e Assunção, também foram cancelados ao longo desta sexta-feira.
Segundo informações das companhias aéreas em Buenos Aires, os pousos e decolagens nos dois principais aeroportos argentinos deverão voltar a ser realizados a partir das 8h deste sábado.
Seleção de futebol
Já na noite desta sexta, o site do jornal El País, de Montevidéu, informou que o voo da Pluna com os jogadores da seleção de futebol do país estava atrasado devido às cinzas do vulcão, e os atletas aguardavam dentro do avião esperando a autorização para a decolagem para a Argentina, onde participarão da Copa América.
De acordo com previsão do SMN, a nuvem de cinzas deverá deixar o espaço aéreo da capital argentina neste sábado.
A Telam disse, citando o serviço meteorológico argentino, que a nuvem de cinzas "não cobrirá mais o território argentino a partir de meio-dia (de sábado), mas deverá afetar o Uruguai e o sul do Brasil".
Até a noite desta sexta, a FAB (Força Aérea Brasileira) não havia postado em seu site nenhuma nota sobre eventuais efeitos das cinzas no espaço aéreo brasileiro. A BBC Brasil tentou contato por telefone, mas não obteve sucesso.
fonte> http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110701_voosargentina_mc.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário